sábado, 22 de outubro de 2011

Boiadeiros na Umbanda

Os boiadeiros de um modo geral, utilizam chapéus de vaqueiros, laços de corda e chicotes de couro, são ágeis e costumam chegar aos terreiros com sua mão direita levantada, girando, como se estivesse laçando, esbravejando a inconfundível toada "êeeee boi" como se ainda estivessem tocando seu rebanho.
Os Boiadeiros
Estas entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos na Umbanda.
Os Boiadeiros são entidades que representam a natureza desbravadora, romântica, simples e persistente do homem do sertão, "o caboclo sertanejo". São os Vaqueiros, Boiadeiros, Laçadores, Peões, Tocadores de Viola. O mestiço Brasileiro, filho de branco com índio, índio com negro etc.
Os Boiadeiros representam a própria essência da mistura do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé.
Ao amanhecer o dia, o Boiadeiro arrumava seu cavalo e levava seu gado para o pasto, somente voltava com o cair da tarde, trazendo o gado de volta para o curral. Nas caminhadas tocava seu berrante.
Dá mesma maneira que os Pretos-Velhos representam a humildade, os Boiadeiros representam a força de vontade, a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e a sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de maneira simples, mas com uma força e fé muito grande.
Segundo alguns estudiosos os Boiadeiros vêm dentro da linha de Oxossi. Mas também são regidos por Iansã, tendo recebido da mesma a autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada quando encarnados. Levam cada um (espírito) para seu destino, e trazem os que se desgarram (obsessores, quiumbas, etc.) de volta ao caminho do bem.

Pontos de Boiadeiro

Cade meu chapéu de couro
meu laço de couro crú
Trançado igual os cabelos 
de Jurema e Oxum
Já vesti o meu gibão 
Por detrás daquela rede
Olhando pro pasto agora
Vejam o que eu encontrei
Tá faltando um ou faltam três
Boiadeira bota meu boi de reis.

4 comentários:

  1. SOU FASCINADA COM ESSE POVO ....MUSICAS DANÇAS CULTURA

    ResponderExcluir
  2. todo mudo diz que sou louca...sou filha de ogum com iansan...mas somente trabalho com iansan por enquanto pq na umbanda estou em desenvolvimento...e sempre..sempre vejo esse boiadeiro em sonho...qdo eu li a ultima parte do texto..juro...até chorei....e isso prova que eu não sou loca...

    ResponderExcluir
  3. Você não é louca não meu bem, não deixa as pessoas falarem isso ao seu respeito, e tenho certeza que um dia você vai descobrir o que essa entidade é na sua vida espiritual. Apenas espere, lembre-se o tempo de Deus não é o mesmo que o nosso, e quando a hora chegar pode ter certeza que vai ser tudo lindo!

    ResponderExcluir